Um negócio de revenda de semijoias pode ser muito lucrativo, mas é preciso organização e planejamento. Por exemplo, você sabe dizer quanto está lucrando com a revenda de joias?
Para gerir qualquer negócio, independente do segmento, é importante ter informações sobre o desempenho nas vendas, identificando adequadamente o lucro. E assim, fazer mudanças caso haja necessidade.
Então, confira como acompanhar os resultados do seu negócio de revenda de joias.
Índice
1. Vantagens de ser revendedora de semijoias
2. Como calcular o lucro da sua revenda de joias
2.1 O que é o DRE
2.2 Como fazer o DRE
Vantagens de ser revendedora de semijoias
Revenda de joias permite um retorno financeiro interessante através de uma renda extra ou até mesmo a oportunidade de abrir o seu próprio negócio.
Apesar da crise, as previsões foram otimistas para o setor de joias e óticas. Isso significa que as pessoas continuam comprando essas peças encantadoras. Aliás, esse tipo de produto permite uma conexão emocional e é também um objeto de desejo.
Outra informação relevante é que as pessoas estão priorizando a compra desse tipo de acessório, a prova é que houve 20% de alta em relação ao ano anterior.
Dessa forma, o lucro que você pode obter com revenda de joias é ilimitado, só dependendo do seu esforço e capacidade de vendas.
Aproveite para conhecer 5 motivos para você ser uma revendedora de semijoias e bijuterias.
Como calcular o lucro da sua revenda de semijoias
Você não pode utilizar apenas o resultado das vendas para medir o sucesso do seu negócio, devendo considerar a diferença entre resultados da revenda e dos seus custos.
Em geral, um negócio possui diversos custos. Alguns deles são:
- tarifa de energia elétrica e água;
- marketing;
- fornecedores.
Sendo assim, o lucro é a diferença entre o faturamento de vendas menos os custos do negócio.
Portanto, saber calcular o juros é importante para que você saiba a saúde financeira do seu negócio, caso contrário você pode ter mais custos do que resultados financeiros.
Um recurso que você também pode utilizar é o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), para acompanhar os dados do negócio. Pois trata-se de um instrumento simples que qualquer pessoas é capaz de utilizar.
O que é o DRE
O DRE é um relatório que fornece um resumo das atividades operacionais e não operacionais de uma empresa em um período, revelando se há ou não lucro. Portanto, o DRE traz a demonstração do resultado do exercício.
Geralmente é elaborado de forma anual, por causa das obrigações tributárias, mas nada impede de ser feito mensalmente para fins de administração do negócio.
Assim, o seu principal objetivo é detalhar o resultado líquido da empresa, trazendo valiosas informações para a gestão do negócio.
Como fazer o DRE
Para fazer, você deve incluir todos os custos e despesas, bem como receitas, conforme a data do fator gerador, gerando um relatório gerencial.
Desta forma o relatório terá entradas, como a receita de vendas, e saídas, que são os custos do negócio.
Fazer o DRE mensalmente garante uma previsão de vendas. Isso porque, em geral, o consumo costuma ser cíclico e se repetir. OU seja, em um setor como o de joias pode-se prever o comportamento do consumidor, que costuma repetir-se no ano seguinte.
Se você teve atenção até aqui, já sabe mais sobre uma forma de controlar o desempenho do seu negócio de revenda de semijoias, certo? Então, agora é só acessar o nosso site e enriquecer o seu mostruário de peças!